Programação completa da 13ª Semana de Museus

 

DiaInternacionalMuseus2015_nova (1)

Já está disponível na página do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) o Guia de Programação da 13ª Semana de Museus, que acontece de 18 a 24 de maio com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

A publicação traz a programação completa, dividida por região e Unidade da Federação, desta edição da temporada temática, durante a qual serão realizados 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros.

Exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras estão entre as atividades programadas para este ano. Seguindo uma tendência que se repete a cada edição, a ação terá participação recorde de instituições, envolvendo 1.378 museus e outros centros culturais.

O tema deste ano, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.

Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.

A edição 2014 da Semana de Museus, que teve como tema “Museus: coleções criam conexões”, contou com a participação de 1.337 instituições que inscreveram 4.268 eventos. Durante o período, o público das instituições participantes chegou a mais do que dobrar, conforme demonstrou estudo realizado pelo Ibram.

Livro 30 anos da Rede

Livro30anosRede


Fotos do Encontro da Rede em 2015

DSCN9827


Patrocínio:

 

finepcapes